Biografia

Imagem: Lucas Matheus

Sobre Lucas Matheus:

Nascido e criado em São Paulo do Potengi, interior do Rio Grande do Norte. Desde criança, gostava de assistir desenhos na televisão, passava horas e horas todos os dias, aquilo me encantava e acabei ganhando o gosto por desenho, nos anos seguintes comecei a desenhar mais. Gostava muito do programa "Art Attack". Os anos passaram e durante o ensino fundamental, na Escola Municipal Djalma Marinho (antiga SENEC) e na Escola Estadual Mauricio Freire (2007), ambas em São Paulo do Potengi, fui me destacando entre os meus colegas de sala, sempre que tinha algum desenho no quadro negro, a professora me chamava pra auxiliar, e no ensino médio (2011-2014) não foi diferente. Na minha família, eu já era visto como um futuro desenhista e parece que seria algo real.

Em 2012, um fato que mudou bastante minha vida, foi um exame que fiz numa clinica oftalmológica. Os resultados, foram chocantes especialmente pra min. Fui diagnosticado com "Ceratocone", doença degenerativa que em resumo afeta o formato da córnea, provocando a percepção de imagens desfocadas, dupla-visão, sensibilidade a luz e dentre outros problemas. Com o passar do tempo, minha visão, especialmente durante o ensino médio, quando passei por diversas coisas e sofri com a limitação. Mudei meus pensamentos de mundo, opiniões, conceitos e outras coisas, foi e está sendo algo transformador, creio que isso seja um presente de Deus, no que diz respeito a formação quanto pessoa, desenvolver e transformar o mundo, algo ligado a questão de missão aqui na Terra.

No meu ensino médio, conheci muitas pessoas, amigos de verdade e que até hoje tenho comigo, colegas de sala e professores. Nos últimos dois anos do ensino médio, foi muito interessante e tive oportunidades para colocar o meu talento em prática. Participei de Oficinas de arte e cultura, ajudei colegas da minha sala e até de outras que nem conhecia, todas, absolutamente todas eram para atividades que envolvesse arte, era incrível isso, a partir dai decidi em querer cursar Artes, nível superior. Depois disso, não parei de fazer trabalhos nessa área e estou até hoje seguindo esse caminho, trabalho com algo que gosto e amo.

Na área acadêmica, tudo começou em 2° ano do ensino médio, foi o meu 1° ENEM, o começo de uma luta que lavaria anos. Depois que conclui "meus estudos", comecei a estudar sozinho em casa, sempre assistindo vídeos pelo youtube e produzindo redações, em nenhum momento me matriculei em um cursinho ou algo do gênero, estudando de 5 à 8 horas por dia, fazendo com eu mudasse os meus hábitos e perdesse minha vida social. Como consequência, tive problemas variados, como: estresses, dores de cabeça, poucas horas de sono, baixa autoestima e etc. Por outro lado, gradativamente fui melhorando minhas notas, cada edição foi subindo mais e mais, até que em 2017, durante as inscrições do Enem, tive sério problemas com acessibilidade/tratamento (baixa-visão) e acreditei que não iria participar da prova, pois tive meu tempo adicional recusado.

Em Janeiro de 2018, tive a surpresa de ver os resultados, achando que seriam péssimo, no entanto, foram as melhoras notas que consegui comparado a todas as edições anteriores, uma surpresa e algo maravilhoso, um marco pra minha vida. Logo em seguida, veio o SISU 2018.1, e então conquistei meu sonho, agora realidade, Fui aprovado para o curso de Graduação em Artes Visuais (licenciatura) pela UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Desde então, tenho continuado meus trabalhos artísticos, agora aliando os conhecimentos e práticas do curso.

"Desenho e Pinto flores, para mostrar o quanto sou carinhoso e gentil com as pessoas que amo. Não me importo com as críticas que fazem sobre as minhas pinturas/artes. O mais importante, é ver o sorriso, a alegria, e principalmente, o brilho nos olhos de quem apreciar e ama ver o colorido das minhas obras. Não irei desistir do colorido das flores"
- Lucas Matheus (2014)